Historia de zico

Zico 
Zico
Zico na comissão do CSKA Moscou.
Informações pessoais
Nome completo Arthur Antunes Coimbra
Data de nasc. 3 de março de 1953 (58 anos)
Local de nasc. Rio de Janeiro, RJ Brasil
Progenitores Mãe: Brasil Matilde Ferreira da Costa Silva
Pai: Portugal José Antunes Coimbra
Apelido Zico
Galinho de Quintino
White Pelé ("Pelé Branco")
サッカーの神様 ("Deus do Futebol", no Japão)
Kral Arthur ("Rei Artur", na Turquia)
Posição Ex-meia e treinador
Clubes de juventude
19671971 Brasil Flamengo
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos (golos)
19711983
19831985
19851989
19911994
Brasil Flamengo
Itália Udinese
Brasil Flamengo
Japão Kashima Antlers
637 (438)
79 (56)
94 (30)
88 (54)
Seleção nacional
19761989
1990
Brasil Brasil
Brasil Brasil Masters
72 (52)
Times que treinou
Anos Clubes Jogos
1999[1]
???[1]
20022006[1]
20062008[1]
20082009[1]
2009[1]
20092010
Japão Kashima Antlers
Brasil CFZ
Flag of Japan.svg Japão
Turquia Fenerbahçe
Uzbequistão Bunyodkor
Rússia CSKA Moscou
Grécia Olympiakos
15 (10V, 2E, 3D)
3 (0V, 3E, 0D)
72 (38V, 15E, 19D)
117 (71V, 28E, 7D)
13 (10V, 1E, 2D)
35 (20V, 5E, 10D)
21 (12V, 4E, 5D)



Zico, o maior ídolo da história do flamengo, o Galinho marcou 509 gols em 732 jogos pelo clube e estava presente nos principais títulos do rubro-negro da Gávea.

Antes de chegar a “Era Zico”, o Flamengo contou também com grandes craques como: Zizinho, Leônidas da Silva, Gerson, Benitez, Doval e Domingos da Guia, e ainda com com Garrincha por uma temporada, que vestiria o Manto Sagrado para encerrar a sua carreira.


Vista da arquibancada para o campo da Gávea.

 

A década de 80 foi a época mais importante na história do Flamengo. Ao conquistar quatro vezes o Campeonato Brasileiro, uma vez aTaça Libertadores da América e o Campeonato Mundial Interclubes, o Flamengo foi consideradoO Time da Década

Embora já possuísse a maior torcida do Brasil, o Flamengo só conquistaria o Campeonato Brasileiro na década de 80. Com Zico na equipe, o rubro-negro conquistou seu primeiro título brasileiro em 1980, ao derrotar o Atlético Mineiro no Maracanã por 3 a 2, e Zico foi o artilheiro principal com 21 gols.

1981 foi o ano mais especial da década para o Flamengo. Além de conquistar o Campeonato Carioca levantou a Taça Libertadores da América derrotando o Cobreloa do Chile por 2 a 0 , gols de Zico, na primeira participação do rubro-negro na competição. Depois, conquistou o Mundial de Clubes ao bater o Liverpool da Inglaterra por 3 a 0, em Tóquio. Zico ganhou o prêmio de melhor jogador da decisão. O Flamengo é o único clube carioca possuidor do título mundial. Além disso, houve outra façanha memorável: Zico e sua equipe conseguiram devolver a goleada de 6 a 0 imposta pelo Botafogo em 1972. Em entrevista ao SporTV em 2007, Zico revelou que um dois seus principais objetivos era devolver esta goleada e dar ao Flamengo superioridade de vitórias sobre o Botafogo.

Em 1982 veio a segunda conquista do Campeonato Brasileiro, com uma vitória por um gol de Nunes em pleno Estádio Olímpico. Zico foi mais uma vez o artilheiro da competição.

Em 1983 o Flamengo conquistou o tricampeonato brasileiro ao golear o Santos no Maracanã por 3 a 0. Neste mesmo ano, Zico deixou o clube para ir jogar na Udinese (Itália).

Dois anos depois, Zico voltou ao Flamengo e em 1986 conquistou seu último Campeonato Carioca. Em 1987, foi um dos principais responsáveis pela conquista da Copa União (módulo verde do Campeonato Brasileiro de 1987). Em um time onde orientava os jovens Bebeto, Leonardo, Ailton, Zinho, e contava com os experientes Leandro, Andrade, Aldair e Renato Gaúcho. Foram memoráveis as vitórias nas partidas semifinais contra o Atlético Mineiro e a grande final contra o Internacional, que foi vencida com um gol de Bebeto. O Flamengo tornou-se o único clube a conquistar quatro vezes o Campeonato Brasileiro em uma mesma década, apesar da CBF não reconhecer o título de 1987.

Em 1988, apesar do Flamengo ainda possuir Zico e todo o grande elenco do ano anterior, foi superado pelo Vasco da Gama no Campeonato Carioca, sendo derrotado quatro vezes consecutivas para o rival do artilheiro Romário e assim permitindo o bicampeonato vascaíno. Porém, esse foi o último título que a equipe de São Januário conseguiu conquistar sobre o Flamengo, iniciando aí a maior escrita até hoje entre os dois clubes: a síndrome do Vice. Desde esse ano, o Vasco não vence uma decisão contra o Flamengo. Nessa época, uma das grandes dificuldades do Flamengo foi os constantes problemas de joelho de Zico.

Após o fim do Campeonato Carioca, vários titulares importantes deixaram o clube, como Andrade, Renato Gaúcho, Leandro e Edinho (que se transferiu para o Fluminense), e outros, como o goleiro Zé Carlos e o artilheiro Bebeto, desfalcaram a equipe para defender a Seleção Brasileira durante as Olimpíadas de Seul. Não contratando substitutos à altura, o Flamengo teve participação regular no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Permitiu a quinta vitória consecutiva do arqui-rival Vasco, porém teve algumas vitórias marcantes (5 a 1 sobre o Guarani em pleno estádio Brinco de Ouro e 1 a 0 sobre o Santos no Maracanã, no jogo de maior público do primeiro turno). No segundo turno, já estando sob o comando do técnico Telê Santana e mesmo com todos seus titulares de volta, o time perdeu várias partidas e estava prestes a perder suas chances de classificação.


Até que chegou o dia em que o Flamengo enfrentaria o já classificado Fluminense, no famoso Fla-Flu. A equipe tricolor zombou da equipe rival, dizendo coisas como “fechar o caixão do Flamengo”. Porém, com uma vitória através de um gol do artilheiro Bebeto, o Flamengo iniciou sua empreitada rumo à classificação. Este Fla-Flu foi marcado pela estréia do então júnior rubro-negro Marcelinho Carioca no futebol profissional. A partir dessa vitória, o Flamengo não mais foi derrotado no segundo turno, seguindo vencendo e empatando. Na última rodada, o Flamengo teve dois desafios: vencer o Atlético Mineiro e superar o São Paulo na classificação. Ambos adversários eram concorrentes diretos a uma das vagas para a segunda fase. O Flamengo havia feito sua parte no Maracanã, ao vencer a equipe mineira por 2 a 0, gols de Zinho e do ex-atleticano Sérgio Araújo. Mas o São Paulo vencia o seu jogo contra o Goiás por 1 a 0, e conquistava a vaga. Até que, num gol do jogador goiano Jorge Batata, o tricolor paulista cedeu o empate e também a vaga, pois Flamengo e São Paulo tinham o mesmo número de pontos ganhos no segundo turno, mas o Flamengo possuía maior número de vitórias, o qual era o primeiro critério de desempate, e a classificação foi comemorada pelos jogadores como um título.

Em janeiro de 1989, teve início a segunda fase do confuso Campeonato Brasileiro de 1988, e o Flamengo tinha como adversário o Grêmio, dos então jogadores Paulo Bonamigo e Cuca . O rubro-negro ainda estva sob comando do técnico Telê Santana. Após empatar em 0 a 0 no Estádio Olímpico, a equipe carioca foi derrotada por 1 a 0 no jogo de volta no Maracanã, gol de Cuca, graças a um erro grosseiro do jogador rubro-negro Delacir (que foi afastado definitivamente da equipe após esta partida). Pelo Campeonato Carioca do mesmo ano, o Flamengo fez um ótimo primeiro turno, goleando o Nova Cidade por 8 a 1, a Cabofriense e o Fluminense por 4 a 0 (uma goleada que afundou numa crise o tricolor carioca e causou a demissão do jogador tricolor Edinho devido à uma briga com um dirigente ainda nos vestiários) empatando em 1 a 1 com o Botafogo (num jogo polêmico onde o jogador Paulinho Criciúma marcou o gol que daria a vitória ao alvinegro no mesmo instante do apito final do árbitro) e decidindo de forma invicta a Taça Guanabara em uma tarde de domingo contra o já eliminado Vasco, num Maracanã lotado. Os jornais da época revelaram que os jogadores vascaínos estavam muito confiantes por haverem ganho as cinco partidas anteriores, e pretendiam ganhar a sexta e assim fazer a Sena sobre o arqui-rival. O jogador Zé do Carmo chegou a dizer que “perder para o Flamengo seria o fim do mundo para os vascaínos”. O Vasco ainda contava com a maioria dos algozes rubro-negros remanescentes do bicampeonato, comoAcácioGeovaniBismarckMazinhoVivinhoZé do CarmoCocada, o jovem goleadorSorato e o ídolo máximo Roberto Dinamite. Mas foi o dia da vingança: Com dois gols de Bebeto e um de Renato (ex-América), e Bismarck para o Vasco (3 a 1), a equipe de Zico impediu o que seria uma histórica sequência de seis vitórias vascaínas e conquistou em festa a Taça Guanabara, derrotando também ao Botafogo, concorrente direto ao título. Durante a festa, a torcida rubro-negra gritava o coro: ÊÊÊ, Ô, A SENA ACUMULOU!

  Porém, no segundo turno, após empatar em 3 a 3 com o Botafogo num jogo praticamente ganho, onde Zico abriu o marcador com um golaço de falta e o zagueiro Gonçalves estragou a vitória do Flamengo ao fazer um gol contra e permitir a reação do adversário, e perder duas partidas (Porto Alegre e Vasco), o rubro-negro entregou a Taça Rio ao invicto Botafogo, que mais tarde se sagraria campeão carioca sobre o mesmo Flamengo, após 20 anos de jejum de títulos.

No mesmo ano, iniciou-se um novo campeonato, a Copa do Brasil, e o Flamengo ao se encontrar novamente com o Grêmio, foi eliminado ao ser goleado por 6 a 1 no Estádio Olímpico.

Pelo Campeonato Brasileiro de 1989, o Flamengo teve participação discreta, porém com algumas vitórias expressivas, como 2 a 0 (gols do júnior Bujica) sobre o rival Vasco, que já possuía o ex-rubro-negro Bebeto no seu elenco. Outra grande vitória aconteceu quando Zico fez sua última partida oficial pelo clube, numa goleada de 5 a 0 sobre oFluminense em Juiz de Fora, onde o ídolo abriu o placar com um belíssimo gol de falta (em soma, no ano de 1989 o Flamengo marcou dez gols no Fluminense e não sofreu nenhum. As vitória foram 4 a 0 e 1 a 0 no Campeonato Carioca e 5 a 0 no Campeonato Brasileiro). O Flamengo ainda havia se vingado do Botafogo com uma vitória por um golaço de Aílton.

No Flamengo, Zico foi muitas vezes artilheiro do Estadual de Futebol de Rio de Janeiro e também do Campeonato Brasileiro de Futebol. Um grande feito para um jogador de meio campo. O craque também foi diversas vezes eleito o melhor jogador do Brasil, da América e do Mundo por revistas e jornais especializados em futebol. Em 1990, diante de um Maracanã lotado, Zico faria a sua partida de despedida do Flamengo.

Zico sem dúvida foi um dos Maiores Futebolistas da historia.

Os primeiros anos sem Zico, mesmo sem ele, foram de glória para o Flamengo. A primeira façanha foi conquistar a segunda edição da Copa do Brasil em 1990 contra o Goiás.

Entre o final de 1990 e ao longo de 1991 o Flamengo, agora comandado pelo craque Júnior devolveu a “quina” em cima do rival vasco, conquistando 5 vitórias seguidas, terminando o ano de 1991 como campeão Estadual do Rio vencendo o Fluminense na final por 4×2.

Em 1992 foi marcado pela conquista do quinto título nacional, vencendo o Botafogo nas finais, sendo o primeiro jogo vencido pelos rubro-negros por 3×0 e o segundo um empate de 2×2, consagrando o Flamengo Campeão Brasileiro de 1992. O grande destaque, mais um vez, foi o maestro Júnior que, inclusive, foi o artilheiro do clube nesta competição.

 

 

 

Time dos sonhos

Bandeira do Flamengo na entrada do Maracanã.

Bandeira do Flamengo na entrada do Maracanã.

Após o título brasileiro de 1992, o clube entrou em uma grande crise financeira e as conquistas nacionais e internacionais tornaram-se menos freqüentes. Em 1995, ano do seu centenário, o radialista Kleber Leite assumiu a presidência do clube e contratou o atacante Romário, então o melhor jogador do mundo, que estava no Barcelona.

Mesmo com Romário (que nesse ano brigava contra Túlio e Renato Gaúcho pelo “título” de Rei do Rio) e outros craques que foram contratados, como Edmundo e Branco, o ano do centenário rubro-negro não foi vitorioso. O Flamengo conquistou apenas a Taça Guanabara com três gols de Romário contra o Botafogo.

Em 1996, o Flamengo conquista de forma invicta o Campeonato Estadual de Futebol e a Taça Guanabara, vencendo o Clube de Regatas Vasco da Gama no último jogo da Taça Rio e conquistando o título por antecipação, sem a necessidade de uma final. Romário é o artilheiro do estadual, e Sávio é o destaque da campanha do Flamengo na Copa Ouro Sul-Americana, onde o Rubro Negro sagraria-se campeão, Sávio terminou a competição como artilheiro ao marcar 3 vezes contra o São Paulo na final. Este foi o terceiro título internacional oficial do Flamengo.

craque revelado

Na década de 1990 o Flamengo revelou vários novos grandes jogadores como: Djalminha, Sávio, Athirson, Júlio César, Adriano, Juan, entre outros.

Mas o grande Herói e ídolo da Torcida é sem duvida alguma o Eterno Zico: O Galinho…

 

 


obrigado por vizita